Preservativo feminino anti-estrupo


Ainda este mês, as mulheres sul-africanas poderão  adquirir o dispositivo Rapex, comercializado como a "camisinha anti-estupro". O RAPEX, a forma de um preservativo feminino, é usado internamente e equipado com 25 dentes em seu revestimento. Os dentes afiados prendem o pênis do estrupador se ele tentar a penetração. Como o dispositivo não faz nenhum dano duradouro para o agressor, que é completamente legal e será vendido por um Rand (cerca de 14 centavos de dólar), quando chega às lojas. A maioria das mulheres entrevistadas sobre o dispositivo disseram que estariam dispostas a usá-lo.


É claro, o produto não é sem controvérsia ou críticas. Alguns argumentam que o dispositivo pode incentivar estupradores para atacar suas vítimas mais, colocando as mulheres em perigo ainda maior. A resposta é que as mulheres já estão confrontadas com o perigo, e pelo menos dessa forma o homem está desativado momentaneamente, permitindo que a vítima possa fugir. Outros criticam o método como "vingativo",  Ehler responde: "É um aparelho medieval para uma ação medieval". Mais filosoficamente, alguns argumentam que a idéia de coloca o ónus de parar estupro sobre as vítimas e não os agressores.
Mas a realidade, de acordo com Ehler, é que "ninguém pode fazê-lo seguro, exceto você." Tendo em conta que a África do Sul tem a maior taxa per capita de estupro de qualquer país do mundo, em uma reportados 119 por 100.000 pessoas (que se traduz em cerca de 1,7 milhões de mulheres estupradas a cada ano), ela pode ter um argumento convincente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentario