Os cientistas afirmam que 40% da população está infectada com "PARASITA CONTROLADOR DA MENTE"



Joanne Webster, professor de epidemiologia parasita do Imperial College de Londres, explica que muitos parasitas favorecem o cérebro ", pois abriga-los de toda a fúria do sistema imunológico". Mas, diz ela, "dá-lhes também o acesso directo à maquinaria para alterar o comportamento do hospedeiro".
O Telegraph informou que "Não é um parasita unicelular chamado Toxoplasma gondii, que é encontrado em gatos domésticos, e é estimada para infectar 350 mil pessoas por ano na Grã-Bretanha. Seu efeito sobre os seres humanos tornou-se a obsessão de Jaroslav Flegr, professor de biologia evolutiva da Universidade Charles, em Praga, que a vinculou com perturbações de comportamento, tais como a condução imprudente e um maior risco de suicídio. Os ratos infectados com Toxo, como os cientistas do Imperial College descobriram, na verdade, como o cheiro de urina de gato, em vez de ser aterrorizados por ele. E os estudos na Universidade de Stanford, na Califórnia, revelaram as mudanças neurais que estão por trás desta transformação. Toxo - que vem na forma de minúsculos unicelulares cistos - foi agrupada em duas áreas do cérebro: os controladores medo e prazer. Caminhos que normalmente responderam com o cheiro de urina de gato com alarme tinha sido amortecida para baixo, enquanto o hormônio dopamina prazer, normalmente liberado em resposta à urina de roedores fêmea, estava agora desencadeada pelo cheiro de gato. Mais recentemente, os pesquisadores demonstraram que o DNA Toxo inclui dois genes que aumentam a produção de dopamina. Cérebros humanos têm muitas semelhanças com as de ratos e camundongos, sugerindo que o maior número de acidentes de carro entre aqueles com infecção Toxo pode ser devido a que amortecimento respostas de medo. "Os cientistas que relataram estes resultados são baseados fora do Reino Unido e eles estimam que cerca de 40% da população de sua área estão infectadas com este parasita. A estimativa de que eles dão só se aplica diretamente à população no Reino Unido, mas com estes parasitas tão abundantes em várias partes diferentes do planeta, é provável que este número de 40% é tão relevante muitos outros lugares em todo o mundo. Outro estudo, publicado na revista científica PLoS Pathogens , foi liderada pelo Dr. Barragan e conduzido juntamente com pesquisadores da Universidade de Uppsala. Dr. Barragan explicou em uma entrevista meses atrás afew que este não é um problema novo para a espécie humana:

"Nós acreditamos que este conhecimento pode ser importante para a compreensão adicional de interações complexas em alguns dos principais problemas de saúde pública, que a ciência moderna ainda não foi capaz de explicar plenamente .... Ao mesmo tempo, é importante enfatizar que os seres humanos têm vivido com este parasita por muitos milênios , para portadores de hoje do Toxoplasma não precisa ser particularmente preocupado. "
"Nós não olhamos para as mudanças de comportamento em pessoas infectadas com o toxoplasma, como que foi tratado por estudos anteriores", diz o Dr. Barragan. "Em vez disso, nós mostramos pela primeira vez como o parasita se comporta no corpo de seu hospedeiro, o que quero dizer como ele entra no cérebro e manipula o hospedeiro, por assumir um dos neurotransmissores do cérebro."
O objetivo principal dessas experiências recentes é entender melhor como funciona o cérebro e como neurotransmissores comunicar uns com os outros. Esta pesquisa é mais provável direcionado para o desenvolvimento de drogas mais psiquiátricos, como se o mundo precisa de mais nenhuma delas.
Embora seja sempre uma boa coisa para ter uma compreensão mais profunda de como a mente humana e função do corpo, também é importante para manter um olho no desenvolvimento deste tipo de estudos, porque há sempre a possibilidade de que eles podem ser tomadas em uma direção malévolo, com a intenção de controlar as populações.
Como para o próprio parasita, é basicamente inofensivo. Ela pode fazer você um pouco louco, mas todos nós somos um pouco louco mesmo, então não é grande coisa.

Fonte

"Portal do Inferno" é descoberto por arqueólogos na Turquia

Fonte da imagem: Discovery News
De acordo com o Discovery News, um grupo de arqueólogos italianos descobriu na Turquia as ruínas do “Portão de Plutão” — ou Plutonium —, que, para os antigos povos greco-romanos, era uma espécie de passagem para o inferno. O sítio se encontra em Hierápolis, que hoje é considerada Patrimônio Mundial da UNESCO e fica próximo ao famoso destino turístico de Pamukkale, na Anatólia. Plutão era considerado o deus dos mortos — ou do submundo — pela mitologia greco-romana. Segundo os arqueólogos, o portal para o inferno era, na verdade, uma caverna natural através da qual uma grande quantidade de gases letais escapava para a superfície, capazes de matar qualquer ser vivo que se aproximasse de mais da entrada.


Passagem para o submundo
Fonte da imagem: Reprodução/Discovery News
O local ficava próximo a um templo dedicado a Apolo, e sua associação com a morte foi crescendo por causa dos peregrinos que visitavam o lugar. Os próprios pesquisadores foram testemunhas das propriedades letais da caverna durante as escavações, presenciando a morte instantânea de diversos pássaros que tentavam se aproximar da entrada do local.

A imagem que abre esta notícia é uma simulação tridimensional de como o “Portão de Plutão” provavelmente foi um dia, e a imagem acima mostra o local encontrado pela equipe italiana. Do portal para o inferno de antigamente, os arqueólogos encontraram uma piscina e inúmeros degraus saindo da caverna, além de uma inscrição com uma dedicatória ao deus do submundo.

Nova lei obriga matrícula de crianças a partir dos 4 anos na escola



A lei altera as diretrizes e bases do ensino no Brasil, tornando obrigatória a educação básica entre os 4 e os 17 anos de idade
A presidente Dilma Rousseff sancionou lei que determina mudanças nas diretrizes e bases do ensino (LDB), de 1996, ao determinar que a educação básica é obrigatória dos 4 aos 17 anos. Com isso, os pais precisarão matricular mais cedo seus filhos na escola. Antes, a idade mínima de ingresso era de 6 anos. De acordo com a lei publicada na edição desta sexta-feira do Diário Oficial da União, a educação básica fica organizada em três etapas: pré-escola, ensino fundamental e ensino médio. Antes, apenas o fundamental e o médio eram etapas obrigatórias. Segundo a lei, a educação infantil gratuita será disponibilizada para crianças entre 4 e 5 anos.
O Ministério da Educação (MEC) informou que foi feita uma "atualização" na LDB, reunindo as emendas aprovadas desde então. Em 2009, a emenda constitucional 59 tornou obrigatório ao governo oferecer a educação básica dos 7 aos 14 anos de idade. No entanto, a União, os Estados e os municípios têm até 2016 para se adaptar às mudanças. A carga horária mínima para a pré-escola será de 800 horas anuais, distribuída por um mínimo de 200 dias de trabalho educacional, sendo que as crianças devem permanecer na escola por no mínimo quatro horas diárias, ou sete horas no caso de turno integral. A frequência mínima exigida será de 60% do total de horas anuais. "A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade", diz a lei. O currículo deverá ter uma base nacional comum que respeita as diversidades de cada região, o que já era válido para o ensino fundamental e o ensino médio.

Alunos com deficiência
A portaria ainda traz uma alteração em relação a um termo até então empregado pelo Ministério da Educação (MEC). A partir de agora, não será mais usada a expressão educação especial, e sim atendimento especializado a educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. A lei ainda garante o incentivo para a formação de professores em licenciatura plena. "A União, o Distrito Federal, os Estados e os municípios adotarão mecanismos facilitadores de acesso e permanência em cursos de formação de docentes em nível superior para atuar na educação básica pública", diz a lei.

Nova vírus mortal da gripe do pássaro, na China, possivelmente está ligado aos suínos mortos


Uma cepa nova e mortal da gripe das aves está a ameaçar duas orientais províncias chinesas, com as autoridades de saúde e virologistas suspeitar que uma mutação do vírus é a ligação entre os suínos mortos que flutuavam passado Xangai, aves migratórias mortas no norte da China, e as mortes de três pessoas .
Dois novos casos de gripe aviária H7N9, um deles fatal, foram notificados na província de Zhejiang, leste da China, elevando o número total de infecções no país para nove, de acordo com um relatório do regime chinês a mídia estatal Xinhua.
Outros sete casos de gripe aviária H7N9 tinha sido relatado anteriormente, com duas pessoas morrem em Xangai, um caso crítico em Anhui e quatro casos críticos em Jiangsu, de acordo com o relatório.
Este artigo foi publicado: quinta-feira, abril 4, 2013 às 12:57

Preservativo feminino anti-estrupo


Ainda este mês, as mulheres sul-africanas poderão  adquirir o dispositivo Rapex, comercializado como a "camisinha anti-estupro". O RAPEX, a forma de um preservativo feminino, é usado internamente e equipado com 25 dentes em seu revestimento. Os dentes afiados prendem o pênis do estrupador se ele tentar a penetração. Como o dispositivo não faz nenhum dano duradouro para o agressor, que é completamente legal e será vendido por um Rand (cerca de 14 centavos de dólar), quando chega às lojas. A maioria das mulheres entrevistadas sobre o dispositivo disseram que estariam dispostas a usá-lo.


É claro, o produto não é sem controvérsia ou críticas. Alguns argumentam que o dispositivo pode incentivar estupradores para atacar suas vítimas mais, colocando as mulheres em perigo ainda maior. A resposta é que as mulheres já estão confrontadas com o perigo, e pelo menos dessa forma o homem está desativado momentaneamente, permitindo que a vítima possa fugir. Outros criticam o método como "vingativo",  Ehler responde: "É um aparelho medieval para uma ação medieval". Mais filosoficamente, alguns argumentam que a idéia de coloca o ónus de parar estupro sobre as vítimas e não os agressores.
Mas a realidade, de acordo com Ehler, é que "ninguém pode fazê-lo seguro, exceto você." Tendo em conta que a África do Sul tem a maior taxa per capita de estupro de qualquer país do mundo, em uma reportados 119 por 100.000 pessoas (que se traduz em cerca de 1,7 milhões de mulheres estupradas a cada ano), ela pode ter um argumento convincente.

Por que os médicos usam roupas verdes ou azuis nas salas de cirurgia?




É tudo uma questão de extremos opostos no espectro de cores: as diversas nuances do vermelho, presentes em abundância nas cirurgias, são as cores complementares de diversos tons de azul e verde.

Ou seja, o vermelho e suas variações estão no extremo oposto do azul e do verde no espectro de cores.
Um coração vermelho ou azul-esverdeado?
Faça um teste: visualize a imagem abaixo por pelo menos 10 segundos e, em seguida, olhe para uma superfície branca.
Fonte da imagem: Pixabay
Você também viu um coração azul-esverdeado?

Seria algo mais ou menos dessa cor que um cirurgião veria se tudo à sua volta, inclusive os jalecos de outros médicos e enfermeiros, fossem totalmente brancos dentro da sala de cirurgia.
Fantasmas de cores complementares
Fonte da imagem: Wikipedia

Para impedir que os cirurgiões e os profissionais auxiliares se distraiam com essas ilusões de ótica, vendo “fantasmas” de cor verde para onde quer que olhem, é que surgiu essa ideia de substituir os jalecos brancos nas salas de cirurgias pelos da cor verde ou azul.

Assim, os tais “fantasmas verdes e azuis” se fundem à cor dos jalecos, deixando de se tornar uma distração. Quem confirma a teoria é Paola Bressan, pesquisadora de ilusões visuais da Universidade de Padova, na Itália.

De onde surgiu a ideia?
De acordo com um artigo de 1998 do Today’s Surgical Nurse, a ideia dos jalecos coloridos foi difundida no começo do século 20 por um influente médico que defendia que o verde e o azul seriam cores mais confortáveis para um médico visualizar durante as cirurgias — justamente pelos motivos que acabamos de explicar. Antes disso, os jalecos usados nas operações eram totalmente brancos.
Que falta de sensibilidade!
Fonte da imagem: Pixabay
E não é só isso: o nosso cérebro interpreta cores em sua relação uma com as outras e, olhando por muitas horas para variações entre vermelho e rosa, o sinal dessas cores no cérebro desvanece e o cirurgião pode correr o risco de ficar dessensibilizado com as nuances entre os tons de vermelho.
Então, olhar para algo verde ou azul, de tempos em tempos, ajuda o cérebro a ficar mais sensível ao vermelho, segundo John Werner, psicólogo que estuda a visão na Universidade da Califórnia.
E você, o que achou dessa curiosidade?

Confira 10 tatuagens 3D que parecem verdadeiras ilusões de óptica


Independente de que você seja fã desse tipo de arte ou não, não dá para negar que existem tatuagens simplesmente incríveis, que chegam a nos fazer imaginar como elas ficariam em determinadas partes do nosso próprio corpo, mesmo que nunca tenhamos pensado em fazer uma de verdade. Um exemplo disso são as tattoos tridimensionais publicadas no site imgur por Dinosounds, que parecem verdadeiras ilusões de óptica. Confira:

Menina dos olhos (ou do olho!)
Fonte da imagem: Reprodução/imgur

Interior infinito

Fonte da imagem: Reprodução/imgur

Trampolim para o vazio

Fonte da imagem: Reprodução/imgur

Aracnofobia

Fonte da imagem: Reprodução/imgur

Mensagem interior

Fonte da imagem: Reprodução/imgur

Homem biônico

Fonte da imagem: Reprodução/imgur

Trabalho de carpintaria

Fonte da imagem: Reprodução/imgur

Chute na canela

Fonte da imagem: Reprodução/imgur

A peça que faltava

Fonte da imagem: Reprodução/imgur

Cuidado com o cadarço!

Fonte da imagem: Reprodução/imgur

O que aconteceria se todos os gatos do mundo desaparecessem?

Independente de que você seja um grande fã ou não dessas elegantes criaturas que, além de ronronar, parecem passar o dia simplesmente observando a movimentação à distância entre um cochilo e outro, a verdade é que os gatos são superimportantes. Tanto que, se por algum motivo sinistro todos eles desaparecessem da face Terra, enfrentaríamos sérios problemas! Talvez seja por essa razão que eles nos olham com aquela característica carinha de desdém.

De acordo com o site mother nature network, os gatos — sejam eles domésticos ou os que vivem nas ruas — são predadores com comportamento de caça superadaptável, especialistas em capturar pequenas presas. Eles são capazes de sobreviver de maneira solitária quando a variedade e abundância de presas é pequena, assim como em grupos maiores quando a disponibilidade de caça é mais rica.
Predadores eficientes

É justamente esse hábito de caçar animais pequenos que os tornam vitais para os humanos, já que são os gatos que mantém os celeiros e os armazéns de grãos — para citar alguns locais — com o número de ratos e bichinhos semelhantes sob controle. E o trabalho deles é tão eficiente que inclusive acredita-se que na Índia, por exemplo, os gatos sejam os responsáveis por reduzir a perda de grãos provocada pelo consumo e contaminação por parte dos roedores.

Fonte da imagem: pixabay

Pode parecer bobagem, mas existem vários estudos científicos relacionados à importância dos gatos para a sociedade. Um deles, realizado no Reino Unido, por exemplo, apontou que em um período de apenas seis meses, um gato doméstico comum costuma trazer em média 11 animais mortos para casa, incluindo ratos, sapos, aves e outros bichos.

Isso significa que os 9 milhões de gatos domésticos do Reino Unido — de que se tinha notícia quando o estudo foi realizado e que “presenteavam” seus donos com as caças — estavam matando perto de 200 milhões de presas por ano. Outro estudo, realizado na Nova Zelândia, apontou que quando os gatos desapareceram de uma das ilhas que fazem parte do território, a população de roedores no local quadruplicou rapidamente.
E se os ratos dominassem a Terra?

Fonte da imagem: pixabay

O mesmo estudo realizado na Nova Zelândia também revelou que o aumento desordenado da população de roedores provocou uma dramática redução na quantidade de aves marinhas da ilha, já que eles se alimentavam dos ovos. Então, imagine se todos os gatos do mundo desaparecessem! Pense no que uma redução dramática no número de aves poderia significar, já que elas também têm um importantíssimo papel no equilíbrio ecológico.

Todas as espécies têm o seu impacto, e além do papel ecológico, o desaparecimento dos gatinhos também afetaria milhões de pessoas emocionalmente. Embora os cães ainda sejam animais de estimação um pouco mais populares do que os gatos, os felinos domésticos são mais numerosos — pois quem decide por ter esses bichinhos, costuma ter mais de um em casa —, e tão amados pelos seus donos quanto qualquer outro animal de estimação.

11 animais extintos há menos de 20 anos

Com diversas ONGs, campanhas de conscientização e ambientalistas falando a respeito, praticamente todo mundo sabe que o mundo perdeu diversas espécies de animais no decorrer dos anos. A causa? Nós. Devido às mudanças na natureza — caça predatória, desmatamento, efeito estufa etc. — causadas pelos humanos, o equilíbrio natural está sendo modificado, e alguns animais, infelizmente, não resistem a isso.

Apesar de estudarmos espécies extintas há vários anos, saiba que alguns animais sumiram oficialmente da face da Terra há bem pouco tempo, durante nosso período de vida. O site BuzzFeed listou alguns desses exemplos que, com certeza, farão falta no delicado equilíbrio da natureza e que, a partir de agora, serão conhecidos somente por registros em desenhos ou fotos. Confira:


1 - Tartaruga gigante de Galápagos — 24 de junho de 2012

(Fonte da imagem: Reprodução/BuzzFeed)

O Lonesome George (ou George, o Solitário) viveu por, aparentemente, um século. Um bom tempo ao considerarmos que George estava habitando Galápagos tranquilamente no período de duas guerras mundiais. A parte triste da história, no entanto, está no fato de que ele foi o último de sua espécie.

Quando vivo, o animal chegou a ser considerado uma das criaturas mais raras do mundo, especialmente por não ter tido filhos ou outro indivíduo conhecido de sua subespécie — e é possivelmente daí que vem o apelido “solitário”.
2 – Rinoceronte-negro-do-oeste — 2011

(Fonte da imagem: Reprodução/BuzzFeed)

Vítima da caça desenfreada — apesar dos esforços de ambientalistas e de leis de proteção —, a subespécie de rinoceronte-negro foi oficialmente declarada extinta em 2011. Além disso, as outras três subespécies de rinocerontes-negros restantes também estão criticamente em perigo.
3 - Mergulhão-de-alaotra — 2010

(Fonte da imagem: Reprodução/BuzzFeed)

Um lago em Madagascar foi, até 2010, o lar da espécie de um pequeno pato de mergulho. No entanto, a perda de habitat e a predação por peixes carnívoros de espécies não nativas extinguiu os mergulhões-de-alaotra.
4 - Foca-monge-das-caraíbas — 2008

(Fonte da imagem: Reprodução/BuzzFeed)

Os representantes dessa espécie foram caçados extensivamente durante os séculos 1700 e 1800, especialmente pela gordura desses animais ser utilizada como óleo para lâmpadas e máquinas. O último exemplo da foca-monge-das-caraíbas foi visto com vida em 1952, mas foi apenas em 2008 que essa espécie passou a ser considerada oficialmente extinta.

A extinção dessas focas também significa o desaparecimento de uma espécie de inseto que só vivia dentro do nariz desses animais aquáticos.
5 – Golfinho baiji — 2006/2007

(Fonte da imagem: Reprodução/BuzzFeed)

Declarada extinta em 2006, a espécie do chamado golfinho baiji voltou a ser considerada "funcionalmente extinta" em 2007. Tal categorização ocorreu depois que um vídeo capturado há cinco anos apresentava o parecia ser um animal dessa espécie. No entanto, mesmo se houver apenas uma dessas criaturas vivas, outros não vão nascer.
6 - Poʻouli — 2004

(Fonte da imagem: Reprodução/BuzzFeed)

Mesmo ainda sendo listada tecnicamente como "criticamente em perigo", esta espécie de pássaro do Havaí pode ser considerada extinta desde 2004, já que nenhum representante foi encontrado na natureza nos últimos anos.

Muitos apontam que o principal motivo dessa extinção foi a aparição de espécies não nativas no ecossistema havaiano — o que causou o declínio dessa espécie de pássaro e um desequilíbrio na natureza.
7 - Mariana Mallard — 2004

(Fonte da imagem: Reprodução/BuzzFeed)

Esta espécie de pato foi considerada extinta em 2004, mas o último par desses animais foi vistos na natureza ainda em 1979. A perda de habitat — ocasionada pela drenagem de pântanos para a agricultura e pelos danos na natureza trazidos pela Segunda Guerra Mundial — foi o principal motivo que causou o declínio desta espécie, que era encontrada em apenas três ilhas do Pacífico.
8 - Íbex-dos-pirenéus — 2000

(Fonte da imagem: Reprodução/BuzzFeed)

A última representante desta espécie de mamífero foi morta em 2000 por uma árvore que caiu sobre ela. Ainda assim, os cientistas tentaram manter a linhagem viva, realizando, em 2009, a criação de um clone. Este, no entanto, morreu ainda pequeno por complicações nos pulmões.
9 - Tigre-de-java — 1994

(Fonte da imagem: Reprodução/BuzzFeed)

Esta subespécie de tigre vivia em Java, uma ilha da Indonésia. Ainda em 1984, um representante dela foi morto, mas, até 1993, os cientistas não conseguiram encontrar qualquer outra evidência de que esses tigres ainda estavam por lá. Aparentemente, a principal causa da extinção foi a perda de habitat ocasionada pela agricultura da região.
10 - Pica-pau-bico-de-marfim — 1994

(Fonte da imagem: Reprodução/BuzzFeed)

O último Pica-pau-bico-de-marfim foi visto na natureza em 1940. Desde então, há vários relatos de pessoas que já avistaram esses pássaros. Além disso, uma gravação de áudio de 2002 causou uma grande alvoroço entre cientistas e aficionados, que passaram a procurar aves dessa espécie — aparentemente, o som era de um pássaro bicando uma árvore. Apesar de algumas pistas promissoras, a ave permanece oficialmente extinta.
11 - Canarian Oystercatcher — 1994

(Fonte da imagem: Reprodução/BuzzFeed)

A foto acima é, na verdade, de outro pássaro que visualmente é quase igual ao Canarian Oystercatcher. Estas aves marinhas nas Ilhas Canárias morreram por causa ao esgotamento de sua fonte de alimento ocasionado pela pesca comercial.

Cientistas querem trazer de volta 22 animais extintos



Durante uma edição recente da conferência TEDx em Washington D.C., alguns cientistas discutiram a possibilidade de trazer de volta vários animais hoje extintos. O processo, denominado “de-exctinction”, também tratou de questões relacionadas ao processo e à necessidade de se reviver tais animais — além dos inevitáveis desdobramentos éticos envolvidos.

No que se refere ao “como” da complexa questão, entretanto, a edição mais recente da revista National Geographic destacou um processo relativamente simples — não muito distinto do que já se viu em inúmeras obras de ficção e tentativas desastradas.

Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons

Trata-se de colher amostras de DNA que, posteriormente, reconstruirão genomas completos, os quais são injetados em células embrionárias desprovidas de DNA próprio. O último passo seria encontrar um substituto para gestar o animal recriado.
Uma cabra selvagem que virou história

De acordo com o que reportou o jornal The Washington Post, trazer um animal desaparecido de volta à vida não é algo propriamente inédito. Na verdade, ao que parece, alguns cientistas franceses já conseguiram a proeza, trazendo dos registros históricos da biologia uma cabra selvagem há muito extinta.

A criatura, entretanto, viveu por apenas 10 minutos. Isso levantou algumas questões, naturalmente. Entre elas: como os cientistas podem obter amostras suficientemente íntegras de DNA para recriar um animal extinto? Isso além do óbvio: por que isso é realmente necessário?
Nada de dinossauros

Ao que parece, o DNA de qualquer criatura desaparecida tem certo “prazo de validade”, digamos. Isso exclui dos objetivos atuais, por exemplo, os dinossauros — cuja onipresença deve se restringir mesmo aos filmes. Segundo os estudiosos, o DNA dessas criaturas se degradou há muito tempo, de maneira que seria impossível reconstruir todo o genoma.

Na verdade, a escolha das criaturas que podem ser trazidas novamente à vida deve respeitar alguns critérios, tais como: o animal tem função ecológica importante ou é “amado” por seres humanos? É possível colher uma boa amostra de DNA ou de células germinativas para a reprodução? É possível reintegrar determinada espécie à natureza — o seu habitat original ainda está disponível? São conhecidos os motivos que levaram à extinção?

Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons

Mesmo de acordo com esses critérios, há ainda uma lista relativamente longa de candidatos prováveis. Naturalmente, os custos do processo devem ser nada menos do que astronômicos — permeando tanto a recriação em laboratório quanto a gestação e os cuidados posteriores.

A esperança? Que a possibilidade de contar com um tigre-dentes-de-sabre ou com um mamute em seu zoológico faça surgir duas belas cifras ($) nos olhos de alguns investidores. Confira alguns dos candidatos abaixo.
Um mamute, um tigre-dentes-de-sabre, uma vítima da moda...
Tigre dentes-de-sabre

Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons

O inconfundível tigre-dentes-de-sabre encontra-se na lista dos pesquisadores. O chamado “Smilodon” desapareceu da terra há aproximadamente 10 mil anos, em decorrência das alterações climáticas da última era glacial.
Mastodonte

Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons

O mastodonte é um “parente” relativamente próximo do elefante. O animal viveu nas Américas do Norte e Central há aproximadamente 12 mil anos.
Mamute-lanoso

Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons

Há uma facilidade extra para recriar o icônico mamute-lanoso — aquele mesmo, o da Era do Gelo. Os cientistas conseguiram encontrar várias carcaças congeladas do animal, por meio das quais foi possível ter acesso a amostras de DNA relativamente bem preservadas. Os mamutes habitavam a Ilha de Wrangel, no Oceano Ártico, há 4 mil anos.
Dodô

Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons

O dodô é normalmente associado à ideia de uma ave estúpida, pouco afeita a se proteger de agressores. Bem, isso é fato. Entretanto, justiça seja feita: o dodô desenvolveu semelhante comportamento por conta da mais completa falta de predadores na Ilha Maurício. Dessa forma, quando os seres humanos chegaram ao local, foi fácil utilizar o amistoso animal como recheio para lancheiras.
Periquito-da-carolina

Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons

Eis aqui uma genuína “vítima da moda”. O último exemplar da espécie desapareceu em 1904, na Flórida. Entre as inúmeras razões elencadas para justificar o desaparecimento, aparecem certa predileção da indústria de chapéus para madames da época — que adoravam ornamentar seus modelos com as penas coloridas do periquito-da-carolina.

Tudo sobre os Illuminati.


Tudo sobre os Illuminati [infográfico]


Illuminatis. Você pode até duvidar da existência deles, mas o fato é que a internet está cheia de referências a uma suposta sociedade secreta que controla todos os nossos passos, utilizando todas as formas de dominação possíveis. Para muitos, tudo isso não passa de uma lenda. Já para outros, “abrir os olhos” e enxergar a “verdade” é apenas o primeiro passo para fugir do controle.
Controvérsias à parte, talvez você não saiba qual é a real origem dos Illuminati. Eles de fato existiram no século XVIII e, teoricamente, deixaram de existir anos depois. Transformados em outros grupos e ganhando novas ramificações, eles chegaram com força ao nosso século e hoje estão mais vivos do que nunca na literatura, na internet e, é claro, na cabeça de muita de gente.

A origem dos Illuminatis

A sociedade secreta dos Illuminati foi fundada em 1 de maio de 1776, na Baviera. O termo, que em tradução direta significa “iluminados”, dizia respeito a um grupo de pessoas que compartilhavam os ideais do movimento iluminista, em voga na Europa naquele período. Na época, os membros da sociedade tinham como objetivo divulgar o “livre pensamento”, questionando dogmas impostos em especial pela Igreja Católica.
Entretanto, oito anos após a sua fundação, o governo da Baviera, atual Alemanha, promoveu uma verdadeira caça aos grupos secretos. O grupo dos Illuminatis reunia muitas pessoas influentes e que, invariavelmente, tinham um posicionamento político contrário ao sistema vigente na época.
Entre os Illuminatis havia também muitos maçons e o seu sistema hierárquico era bastante similar aos graus adotados pela Maçonaria. A caça às sociedades secretas fez com que o grupo – que tinha cerca de 2 mil pessoas – se fragmentasse e brigas internas levaram ao fim dos Illuminati em 1788. Entretanto, o ideal permaneceria registrado na história.
Fonte da imagem: Reprodução/Espada

A era das sociedades secretas

Em 1798 o escritor Augustin Barruel, no livro “Memórias Ilustrativas da história do Jacobinismo”, revelou uma teoria bastante convincente envolvendo Cavaleiros Templários, Rosacruzes, Jacobinos e Illuminatis. Assim como os livros de Dan Brown na atualidade, a obra fez muito sucesso e muitos tomaram como verdade absoluta tudo o que era descrito na tese de Barruel.
A obra dele gerou outros livros similares e uma das publicações mais famosas e bem-sucedidas da época foi escrita por John Robinson, um maçom escocês professor de História Natural. No livro “Provas de uma conspiração contra todas as religiões e governos da Europa”, o autor afirmava que os Illuminati tinham como objetivo criar um governo mundial único. A teoria foi aceita por muitos e até hoje seus ideais prevalecem.

As novas sociedades

Fonte da imagem: Reprodução/Skull and Bones
Embora a sociedade secreta dos Illuminatis original tenha deixado de existir, o ideal permaneceu e os seus conceitos deram origem a outras sociedades secretas. Nos Estados Unidos, um grupo chamado Skull and Bones (Caveira e Ossos) foi criado em 1832, supostamente com o mesmo objetivo de assumir o controle do mundo. Há hipóteses de ligações do grupo com a CIA, com o FBI, a Maçonaria e os Bilderbergers.
Outro grupo associado aos Illuminatis com frequência é o chamado Clube de Bilderberg. Esse último, de fato, existe e reúne cerca de cem personalidades mundiais, entre empresários e celebridades. Esse grupo, cuja lista muda todos os anos, se reúne uma vez por ano em um hotel de luxo de alguma parte do mundo para debater assuntos sigilosos.
Há quem diga que nessas reuniões eles traçam planos de dominação mundial. Entre os nomes que participam desse grupo podemos destacar Donald Runsfeld, ex-secretário de Defesa dos EUA, e Peter Sutherland, presidente do banco Goldman Sachs e da British Petroleum, duas das maiores companhias do mundo.

Símbolos secretos e celebridades

Fonte da imagem: Reprodução/Taylor2K9
“O olho que tudo vê” e uma pirâmide são os principais símbolos dos Illuminati. Esses símbolos são bastante comuns de serem encontrados e até mesmo reproduzidos, mas basta que um deles surja para que de imediato apareçam as teorias da conspiração em torno deles. Segundo alguns especialistas, a Estátua da Liberdade, em Nova York, seria um símbolo Illuminati, contendo algumas salas secretas.
A pirâmide do hotel Luxor, em Las Vegas, seria outro monumento em homenagem à sociedade secreta. Nem mesmo as celebridades escapam das associações de envolvimento com o grupo. Barack Obama, Beyoncé, Bono Vox, Lady Gaga e até mesmo Cristiano Ronaldo são alguns dos “acusados” de pertencer ao grupo. Entretanto, nada foi confirmado até hoje.

Mito ou verdade

Entre os grandes mistérios modernos da humanidade, a existência dos Illuminati talvez seja um dos mais populares da atualidade. Eles de fato existem? Não é possível afirmar. Entretanto, duvidar da existência deles é exatamente o que eles esperam, podendo com isso se aproveitar da nossa fraqueza.
O ideal Illuminati teria sobrevivido aos últimos séculos e chegado intacto aos nossos dias atuais ou o que existe hoje é apenas uma ilusão criada por alguns conspiradores? A escolha de acreditar ou não na existência deles é sua. 

5 mistérios bizarros que jamais foram explicados


Monstros quase míticos seriam apenas fruto da imaginação de pessoas que vivem em locais isolados ou seriam mesmo espécies desconhecidas? E mais: pessoas mortas misteriosamente, meteoritos tóxicos e pés cortados trazidos pelo mar: esses são alguns outros fenômenos intrigantes que ainda não foram satisfatoriamente explicados.

1 – Doença do meteoro

Fonte da imagem: Falls and Finds
Em 15 de setembro de 2007, o vilarejo de Carancas no Peru, próximo à fronteira da Bolívia, foi atingido por um meteorito que formou uma cratera de 4,5 metros de profundidade e 13 metros de largura. Dela, água fervendo começou a sair, liberando gases fétidos e nocivos, que deixaram os residentes do vilarejo sofrendo de doenças inexplicáveis com sintomas variados.
Uma das teorias é que houve uma mistura da água subterrânea do local, que teria arsênico, com rochas contendo enxofre e com as próprias substâncias do meteorito: uma combinação de gases que teria envenenado as pessoas.

2 – Pés trazidos pelo oceano

Fonte da imagem: BoingBoing.net
Durante mais de quatro anos, pelo menos 11 pés humanos foram trazidos pelo mar para a costa da cidade de British Columbia, a oeste do Canadá. Os pés, ainda com calçados, apareceram nas praias da região conhecida como Georgia Basin. Intrigante também é o fato de a maioria serem pés esquerdos.
Brincadeira de mau gosto? Processos estranhos de decomposição de corpos de pessoas afogadas? Enquanto os pés flutuam, as teorias abundam.

3 - Incidente do Passo Dyatlov

Fonte da imagem: Listverse
Nove esquiadores russos, liderados por Igor Dyatlov, em uma expedição ao norte dos Montes Urais foram encontrados mortos em fevereiro de 1959 em circunstâncias assustadoras e inexplicáveis.
As barracas de dormir foram rasgadas de dentro para fora e muitos dos montanhistas tentaram fugir à pé, mesmo enfrentando uma forte nevasca. Crânios fraturados e costelas partidas acredita-se que foram causados por uma força muito maior que a humana. Também foram encontrados níveis massivos de radioatividade nas roupas das vítimas. O que teria causado tudo isso?

4 – Terrível monstro Dingonek

Fonte da imagem: Frontiers of Zoology
Relatos de monstros misteriosos aparecem em todo o mundo e um deles chama muito a atenção: o monstro Dingonek. Reportado em diversas florestas do continente africano, o bicho teria mais de 4,5 metros e seria escamoso, de cabeça quadrada, com chifres e uma cauda venenosa.
Também conhecido como “Jungle Walrus”, o animal, quase mítico, se parece muito com criaturas pintadas em cavernas da África do Sul. Exploradores europeus que se aventuraram no continente africano, no fim do século 19 e começo do século 20, também descrevem o terrível animal matador de humanos, répteis e grandes mamíferos.

5 – Minhocão

Fonte da imagem: Listverse
E eis que para encerrar a nossa matéria sobre coisas bizarras inexplicáveis escolhemos um animal das nossas terrinhas da América do Sul: o Minhocão seria um terrível monstro subterrâneo parecido com uma gigante minhoca de mais de 4 metros. Supostamente, avistado no Uruguai e em regiões próximas da Amazônia, o animal faria túneis e teria grandes tentáculos saindo de sua cabeça.
Alguns cientistas especulam que esses poderiam ser cecílias gigantes, anfíbios da ordem Gymnophiona ou Apoda, à qual pertence também a cobra-cega.
E então, quais destes mistérios você achou mais intrigantes? Lembra de outros eventos inexplicáveis?

7 coisas estranhas que só podiam ser "made in China"


De chás especiais a ar puro enlatado: confira algumas bizarrices que você pode encontrar na terra dos "xing-ling".

Chás preparados de formas inusitadas, pessoas que são pagas para ficar no seu carro durante o engarrafamento, ar puro enlatado e comida servida por robôs são algumas das coisas mais curiosas que podem ser encontradas na China.
Veja a nossa lista com sete desses e serviços mais estranhos do país:

1 - Caranguejos vivos em máquinas automáticas

Sabe aquelas máquinas automáticas de lanches, em que se compra chocolate, pacotes de salgadinhos ou latinhas de refrigerante? Na China, tem máquinas deste tipo, mas que vendem caranguejos vivos embalados!
Os animais ficam conservados à temperatura de 5ºC: frio o suficiente para ficarem paralisados temporariamente, mas não tão congelante a ponto de morrerem de frio.

2 - Chá de cocô de panda

Fonte da imagem: Pixabay
Esses chás — que custam cerca de R$ 155 mil, ou US$ 77 mil, o quilo — são feitos a partir dos excrementos de pandas. Os animais, símbolos da China, comem bambus, mas, segundo a empresa que comercializa o chá, apenas usam 30% dos nutrientes da planta, eliminando o restante em suas fezes.
Acredita-se que o bambu contenha antioxidantes importantes no combate do câncer, logo o Panda Tea é vendido como anticancerígeno e como um bom ajudante para o emagrecimento.
Por mais incrível que pareça, os chineses não são os únicos a comercializar bebidas com essa origem. Um café tailandês feito a partir dos excrementos de elefantes é um dos mais caros do mundo atualmente, sendo vendido a mais de R$ 90 reais a xícara!

3 - Folhas de chá colhidas por virgens

Fonte da imagem: Reprodução/Daily Mail
Garotas virgens são as exclusivas trabalhadoras de uma plantação de folhas de chá no sagrado Monte Jiuhua, ao leste do país. Segundo a empresa que comercializa o produto, as trabalhadoras devem ter especificamente seios fartos e não ter cicatrizes ou feridas visíveis.
Tudo isso é para manter vivo o mito dos chás colhidos pelas bocas das fadas. Com esse método, as folhas são embebidas pela pureza das virgens, uma qualidade que é passada para quem bebe o chá.

4 - Comida preparada e servida por robôs

Chef Chui é um robô humanoide especializado em preparar um macarrão instantâneo típico chinês, o qual é tradicionalmente cortado à mão.
Cada robô é vendido a R$ 4 mil — e se você acha que está caro demais, saiba que mais de 3 mil unidades já foram vendidas!
Outros robôs deste tipo também são usados em alguns restaurantes chineses: além de cozinhar, eles também trabalham como garçons atendendo aos clientes. A ideia também é aplicada em alguns restaurantes japoneses, tailandeses e norte-americanos.

5 - Ar puro enlatado

Fonte da imagem: Reprodução/Yahoo News
Parece brincadeira ou algum golpe para ganhar dinheiro enganando clientes, mas a verdade é que é possível obter ar puro enlatado na China, o qual vem em diversas fragrâncias.
A latinha custa cerca de R$ 1,62 e é comercializada pelo milionário Chen Guangbiao, conhecido por fazer ações publicitárias que chamam a atenção do país para algumas questões alarmantes — no caso, a terrível poluição do ar na China.

6 - Substituto de motorista no engarrafamento

Fonte da imagem: Telegraph
Assim como nas maiores cidades brasileiras, o tráfego das mais movimentadas vias do centro da China pode virar um verdadeiro caos, chegando a durar até dias de congestionamento. No meio desse trânsito que não anda, você pode ligar para um serviço, que vai, ao mesmo tempo, deixar alguém cuidando do seu carro e ainda te levar, de motocicleta, a outro lugar que você precise ir.
Outro serviço parecido permite que uma pessoa seja contratada para ficar no seu lugar em uma fila, enquanto você sai para resolver outras coisas — algo que também não é exclusivo da China.

7 - Chaveiro de tartaruguinhas vivas

Chaveiros com pequenas tartarugas e outros bichinhos vivos, presos em uma bolsinha de plástico e envolvidos num líquido nutritivo, podem ser encontrados em feiras ao ar livre na China. No entanto, a venda do produto é compreensivelmente considerada uma forma de crueldade com os animais, que podem ficar meses enclausurados num pequeno espaço sem acesso a oxigênio.
E você, conhece outras histórias de serviços ou produtos estranhos da China?