PARIS, cidade luz


Paris
Ville de Paris
—  Comuna francesa França  —
Paris - Eiffelturm und Marsfeld2.jpg
Bandeira de Paris
Bandeira
Brasão de armas de Paris
Brasão de armas
lemaFluctuat nec mergitur
("é sacudida pelas ondas, mas não afunda", em latim)
Paris está localizado em: França
Paris
Localização de Paris na França
48° 52' N 2° 19' 58" E
País França
RegiãoBlason France moderne.svg Île-de-France
DepartamentoBlason paris 75.svg Paris
Administração
 - PrefeitoBertrand Delanoë (PS)
Área
 - Total105,40 km2
População (2008)
 - Total2 211 297
 - Densidade20 980/km2 
Gentílico:parisiense
Código Postal75001 a 75020[carece de fontes]
Código INSEE75056[1]
Sítiowww.paris.fr
Paris é a capital e a mais populosa cidade da França, bem como a capital da região administrativa de Île-de-France. A cidade se situa num dos meandros do Sena, no centro da bacia parisiense, entre os confluentes do Marne e do Sena rio acima, e do Oise e do Sena rio abaixo. Como a antiga capital dum império estendido pelos cincocontinentes, ela é hoje a capital do mundo francófono.
A posição de Paris numa encruzilhada entre os itinerários comerciais terrestres e fluviais no coração duma rica região agrícola a tornou uma das principais cidades da França ao longo do século X, beneficiada com palácios reais, ricas abadias e uma catedral. Ao longo do século XII, Paris se tornou um dos primeiros focos europeus do ensino e da arte. Ao fixar-se o poder real na cidade, sua importância económica e política não cessou de crescer. Assim, no início do século XIV, Paris era a mais importante cidade de todo o mundo ocidental.
No século XVII, ela era a capital da maior potência política europeia; noséculo XVIII, era o centro cultural da Europa, cuja efervescência durante o Iluminismo lhe permite ainda hoje carregar o título de Cidade Luz; e noséculo XIX, era a capital da arte e do lazer, a Meca da Belle Époque. Sua arquitetura, seus parques, suas avenidas e seus museus fazem-na, pelo ano de 2004, a cidade mais visitada do mundo francófono, com cerca de 25 milhões de turistas, aproximadamente 500 000 a mais do que em 2003, segundo a Secretaria de Turismo e de Congressos de Paris.[2] As margens parisienses do Sena foram inscritas, em 1991, na lista doPatrimónio Mundial da UNESCO.
Paris é a capital económica e comercial da França, onde os negócios daBolsa e das finanças se concentram. A densidade da sua rede ferroviária, rodoviária e da sua estrutura aeroportuária — um hub da rede aérea francesa e europeia — fazem-na um ponto de convergência para os transportes internacionais. Essa situação resultou duma longa evolução, em particular das concepções centralizadoras das monarquias e das repúblicas, que dão um papel considerável à capital do país e nela tendem a concentrar ao extremo todas as instituições. Desde os anos 1960, os governos sucessivos têm desenvolvido políticas de desconcentração e de descentralização a fim de reequilibrar o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentario